Ontem foi meu aniversário, mas vou escrever sobre a Chuva.
Pela manhã, peguei instintivamente a camiseta branca que uso em dia de parto, estava preparada para ser chamada pela Regina, que espera a Rhayka, e já está com 40 semanas de gestação.
Logo a tarde estava preparando alguns quitutes, cupcakes, e outros mimos para comemorar meu aniversário, (toda essa preparação está relacionada com a vontade de comer gostosuras veganas, é o dia em que tudo faço) e a fisioterapeuta Glaucia me liga para avisar que a “Chuva” está vindo... A Esdra estava com 39 semanas, e o trabalho de parto havia desencadeado, uma surpresa!
A Mariana (mãe do VH que falei neste post aqui) passou me buscar e fomos até a casa da família Zin.
Quando eu vi a Esdra pela primeira vez, quis fotografá-la de imediato, não só isso, mas compartilhar a experiência de ser mãe, com esta aproximação também fui plantando a semente do parto domiciliar. Que germinou de maneira linda. Percebi algo oculto no olhar dela que até ontem não havia desvendado. Força é o que está implícito neste olhar, e em cada movimento dessa mulher, que me manteve emocionada por horas a fio... e a todos que estavam acompanhando esta mágica. Existe alguma palavra que traduza um por cento do que foi esta experiência? É o mesmo sentir vivo e latente qual olhar minha filha sorrindo, um velho chamando seu cachorro de filho, uma folha vermelha que cai sobre meus pés.
O amor dos pais dela ao segurarem sua mão por todo o trabalho de parto, o carinho da Glaucia, suporte da Tatti, a amiga Fran, o pai Cadu, vovós, tios, os cachorros Pierre e Rebecca...
Quando saímos um pouco do banheiro, eu já limpando as lágrimas a Mariana comentou que eu estava tão emocionada por ser amiga dela há muito tempo, e eu respondi: nos conhecemos faz poucos meses!
Pensei em fazer algumas anotações no momento, pois havia tanto a ser escrito, comunicado, mas na contramão disso, foi de extrema importância o não identificar, não pensar, não rotular toda essa vivência.
E a pequena chegou, as 21:27 (mais uma da turma!) pesando 3,300kg e medindo 50cm.
Fiz 20 anos com uma festa e tanto! Festa da vida!
Esdra, parabéns, pela força, filha, família, parabéns pela respiração ritmada, a delicadeza das palavras, e por fazer chover no meu aniversário!
Ahora me voy, pois a Regina, está em trabalho de parto, após uma semana com 3 centímetros de dilatação, o trabalho de parto desencadeiou (depois do 4cm de dilatação o trabalho de parto torna-se ativo)
Esdra
Pai Waldemar
Mira tu cria
Ainda bem que deu tudo certo... Acho que estava mais nervosa do que a Ed, mais foi mais do que satisfatório ver o rostinho dela no final! Só quero que ela seja muito feliz, amei ela desde o inicio! Neni mais lindo da tia Lila (L)
ResponderExcluirOi Lila, nossa visão atual de parto ainda é muito mistificada e não confere com a realidade, até quando o assistimos, ainda não o vemos, fato. Apenas ficamos atralados a imagem que temos dele. A Esdra foi a mulher mais focada que já vi em um trabalho de parto.
ResponderExcluirSim Du, eu estava plenamente confiante no parto! A Éd então nem se fala... Foi a coisa mais linda e mais incrível que eu já vi! O que mais me surpreendeu é que no domingo eu voltei lá ver as duas, e a Éd já estava de pé, andando pela casa, dando banho no neném e etc... Minha mãe e outras amigas fizeram casaria e ficaram um bom tempo em repouso, por isso fiquei bastante surpresa e vi os benefícios do parto normal, ainda mais o humanizado que proporcionou a mim, outros amigos, entes queridos dentre outros assistir ao parto! Foi mágico... A Éd é uma pessoa muito especial mesmo, ela merece tudo de bom, e a Indra nem se fala! Eu sai de lá tão feliz...
ResponderExcluir