segunda-feira, 1 de novembro de 2010

La Postura

Tenho uma batalha com minha postura desde a adolescência, nesta época todos os meus problemas posturais se agravaram, pois desde pequena tenho  hiperextensão dos ligamentos (será que isso mesmo?), escoliose, cifose e por aí vai...
Agora com a gravidez e carregar a Alice no colo, já sinto as dores de uma má postura, faço pilates e tento conseguir algum alívio e melhora.
Dois segredinhos básicos que ajudam a manter a postura correta: encaixar as escápulas (parte de trás dos ombros) e sempre manter o abdômen contraído (e claro, fortalecê-lo).
Outro agravante além de carregar 9kg nas minhas ancas, é o tempo que fico na frente do computador editando fotos, como uso notebook, pior ainda, pois o a altura do monitor e o teclado não permitem uma postura correta.
Fui dar uma olhada num livro que estava aqui por cima "Yoga para a Saúde Integral", e preciso compartilhar um tópico com vocês.
"Aparentemente, o repouso numa cama deveria remover a fadiga dos músculos das costas. Mas quando se observa a forma como as pessoas geralmente repousam e dormem, ou seja, literalmente espalhadas na cama ou aninhadas como um feto, pode-se facilmente compreender por que, depois de acordar, as costas estão tão doloridas quanto antes, senão em pior estado. Desse modo, para conseguir um descanso verdadeiro durante o sono e o relaxamente, devemos deitar de costas ou dormir sobre o lado direito do corpo, com as costas retas. Esta última posição, não só relaxa inteiramente os músculos e o sistema nervoso, como também produz benefícios energéticos para o corpo tornando a mente tranquila e possibilitando um sono reparador".
Outro trecho que arremata esse assunto: 
"Além disso, a coluna ereta proporciona vários benefícios psicológicos. O equilíbrio do corpo e da mente estão intimamente relacionados; é difícil uma pessoa com o corpo desequilibrado manter o equilíbrio mental. Pessoas deprimidas normalmente vivem e andam com as costas e os ombros encurvados. Como estão constantemente com o corpo projetado para a frente, os músculos paravertebrais sentem dores e tensões crônicas.. Essa dor crônica. por sua vez, propicia a depressão mental, desencadeando um ciclo vicioso de doenças psicossomáticas".

Uma comparação entre a relação postura/mente:

 Final do filme Requiem for a dream, todas as personagens em posição fetal.

 Ísis, Deusa da maternidade e da fertilidade, representa os antigos egípcios.

 Krishna, posição de lótus.




2 comentários:

  1. Isso me acontece, acordar com dores piores de quando me deitei...

    ResponderExcluir
  2. Para não falar dos dias que paremos não ter nada no lugar depois de uma faxina.
    Mas o travesseiro entre as pernas ajuda muito também!

    ResponderExcluir

Arquivo do blog

Seguidores